quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Legado





Uma vez escutei uma frase de um grande amigo que disse assim:
"Como não tenho dinheiro para viajar, porque se eu pudesse passaria a minha vida viajando, descobrindo e conhecendo novos mundos, eu leio. Busco nos livros realizar este meu desejo."



Talvez este seja o desejo de muitos, que como ele, tem esta ânsia por conhecimento, que não se conformam com uma sociedade que tão pouco valoriza a educação e a cultura.
Ler... sinônimo de reconhecer, perceber, sentir...
Reconhecer que fazemos parte de um mundo muito maior do que nos oferecem.
Perceber que podemos edificar de uma melhor maneira este mesmo mundo.
Sentir que isto nos realiza.
Precisamos buscar meios que nos façam crescer como seres humanos.
Vivemos brigando para que reconheçam os nossos direitos, mas a melhor forma para isto é auto reconhecermos que também somos falhos, que somos cômodos em nossas pequenas paredes.
Ler um bom livro, ir ao teatro, visitar uma exposição, cinemas, parques.. há tantas possibilidades!
Precisamos dar-nos o alimento da arte, pois é através dela que a humanidade ainda existe.
Arte pressupõe criação, somos criaturas formadas à partir do desejo de um Artista Maior, e penso que temos em nós esta marca que nos eleva a sermos também criadores ou pequenos artistas, que podem sim recriar o que nos parece feio e sem vida.
Reconhecer isto pode nos guiar para o que já foi um dia a nossa herança, e é também o que deixaremos de legado para os próximos que viram.

"O ator ( ou artista ) deve trabalhar a vida inteira, cultivar seu espírito, treinar sistematicamente os seus dons, desenvolver seu caráter; jamais deverá desesperar e nunca renunciar a este objetivo primordial: amar sua arte com todas as forças e amá-la sem egoísmo."
Constantin Stanislávski

Nenhum comentário:

Postar um comentário